segunda-feira, 2 de maio de 2011

Morte de Bin Laden é vitória para Obama, mas não põe fim à luta contra o terror

Finalmente Osama bin Laden morreu. Ótima vitória para o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, cuja popularidade andava em baixa por conta da crise econômica que afeta o país e da falta de resultados contra o desemprego, além das promessas não cumpridas, como o fechamento da prisão de Guantánamo.

Se por um lado a morte de Bin Laden causa alívio e um certo sabor de vingança, - após o magistral ataque de 11 de Setembro, quando aviões pilotados por terroristas atingiram Nova York e Washington, matando cerca de 3.000 pessoas - ao mesmo tempo abre uma nova linha de preocupação, pois o revide já deve estar na cabeça dos seguidores da Al Qaeda, rede terrorista liderada por Bin Laden.

Ainda não se sabe ao certo o que foi feito com o corpo do chefe da Al Qaeda, morto durante uma emboscada americana. Fotos de supostas imagens dele foram espalhadas na internet, depois desmentidas. Há informações de que o corpo teria sido enterrado no fundo do mar, o que, naturalmente, desperta dúvidas. Os americanos alegam que o corpo foi sepultado no fundo do mar para evitar que o sepultamento em terra virasse um ponto de peregrinação. Mas o fato de esse local não existir de verdade, deixa dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário